domingo, 15 de novembro de 2009

Dicionário de expressões coloquiais brasileiras


Você já ficou confuso ao  ler ou escutar expressões do tipo “puxar saco”, “entrar pelos canos”, “dar ponto sem nó” e não entendeu nada?
Tentou procurar nos dicionários de Língua Portuguesa, no tradutor do Google e mais uns três tipos de dicionários online e mesmo depois de tanta procura nada fez sentido?


Talvez faltasse você dar uma olhadinha no livro Conversando é que a gente se entende, de Nélson Cunha Melo. O livro traz a definição de várias expressões idiomáticas que muitas vezes complicam muito a vida dos estrangeiros que queiram entender em Português. O livro trata em linhas gerais de expressões coloquiais, aquelas que os brasileiros falam no dia a dia e está presente nos diálogos cotidianos e também nos textos da imprensa, nos blogs, nas correspondências pessoais e, até mesmo, nos discursos do presidente Lula, ou seja, é impossível não se deparar com elas.
A grande vantagem de ter o livro é que essas expressões estão organizadas por ordem alfabética e para cada verbete há uma definição e um exemplo da expressão em uma frase, mas tudo em português, claro.

O autor deu uma entrevista sobre o livro no Programa do Jô Soares, quer ver? Clique aqui

Você até poderia achar a definição na web, depois de procurar muito tempo. Quem sabe os engenheiros de software estão desenvolvendo uma web 3.0 ou web semântica que dê conta desses significados ocultos nessas expressões.

Bom, mas até lá, fica a dica do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário