sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Para aumentar seu nível de brasilidade


Se você não está satisfeito com seu nível de “brasilidade” e acha que o Brasil é muito mais que Bossa Nova, Futebol e carnaval,  recomendo a leitura do livro Brasil: Almanaque Popular de Cultura. A obra é organizada como um calendário e para cada dia há um texto e imagens sobre fatos importantes na história da cultura popular brasileira. Por exemplo, no dia 08 de maio de 1912 um jornal publicou “com a morte do barão/Tivemos dois carnavá/ ai que bom, ai que gostoso/se morresse o marechá”. Essa matéria se refere ao ano em que o Brasil teve dois carnavais porque com a morte do barão Rio Branco, que caiu no dia da festa, o governo decretou luto e resolveu adiá-la, mas no final das contas o povo festejou duas vezes.

Se você não quiser comprar o livro você pode acompanhar os fatos que marcaram a cultura popular do Brasil comprando as revistas nas bancas ou pelo site .

Um comentário:

  1. Laura,

    Parabéns pela iniciativa! São poucos os blogs de professores de PLE no Brasil realmente interessantes e principalmente que se mantêm com alguma regularidade. Torço por e estimulo a sua persistência. Vou divulgar e acompanhar os novos textos. Sinto-me estimulado mais ainda a criar um blog também, porque nós professores de PLE,nativos e precisamos de fato criar estratégias de produção de material contextualizado e precisamos refletirs sobre nossas práticas e partilhar nossas experiências. Abraços. Alex

    ResponderExcluir