domingo, 15 de novembro de 2009

Celpe-Bras

Se você é estrangeiro e quer saber como validar seu diploma no Brasil ou quer seguir seus estudos em uma universidade Brasileira, então você precisa de um documento oficial que certifique sua capacidade comunicativa em Língua Portuguesa na variante brasileira.

Este certificado se chama Celpe-Bras e você pode fazer o exame em vários países.
Hoje, segundo as informações do site do MEC, é possível fazer a prova no Brasil em 22 lugares e no exterior, em 46.

O propósito do exame, segundo Scaramucci, professora da UNICAMP e membro da comissão de técnica do Celpe-Bras, é de atender aos programas internacionais brasileiros. Dessa forma, no Brasil, é obrigatório que os estrangeiros tenham uma certificação de proficiência atestada por meio do Celpe-Bras para que ingressem em cursos de graduação e pós-graduação que sejam conveniados com o MEC e, ainda, para aqueles que queiram ter seus diplomas revalidados em território nacional.

O exame Celpe-Bras é dividido em dois momentos: o oral e o escrito. Na parte coletiva do exame, o candidato recebe um caderno de questões compostas por quatro tarefas comunicativas que avaliam quatro habilidades em Língua Portuguesa: a escrita, a leitura, a compreensão e a expressão oral. Vale ressaltar que a expressão oral é avaliada na parte individual, em que são feitas aos candidatos algumas perguntas previamente estabelecidas a partir da leitura de pequenos textos que funcionam como elementos provocadores.

Se você quiser ver um exemplo de prova clique aqui

O exame é aplicado duas vezes ao ano e você pode fazer sua inscrição pelo site do MEC

Boa sorte para os candidatos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário