segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Pagar pau para gringo

Leia este texto e depois escolha um sinônimo para a expressão "pagar pau para gringo" dentre as opções:

a) Pagar a conta do bar para um estrangeiro
b) Idolatrar um estrangeiro
c) Maltratar um estrangeiro
e) Falar bem de um estrangeiro

Um francês respondeu ao post acima da seguinte maneira:


"Sou francês. Eu vim ao Brasil para estudar português e conhecer o Brasil. Quando cheguei em Belo Horizonte, achei estranho a maneira como as pessoas do Brasil falam dos gringos ou estrangeiros. Eles têm uma fascinação sobre os países da Europa. Em cada pais, ou lugar as pessoas sempre acham que " a grama é mais verde onde eles não moram". Mas aqui no Brasil, esse sentimento parece muito mais forte do que em outros países onde já fui. Então eu vi muitos brasileiros pagar pau para mim ou para outros gringos. Muitos brasileiros idolatram os paiíses gringos, acham que tudo é o contrário do Brasil. Essas pessoas tentam  mostar bom gosto e a melhor imagem possível do povo brasileiro. Também encontrei muitos brasileiros falando com muito orgulho "estou com meu amigo francês". Um pouco como "olhe minha nova bolsa Louis Vuitton". Muitas vezes achei ruim esse amizade  oportunista e não natural. Mas essa fascinação por um gringo se vê muito mais com relação aos Americanos ou aos Europeanos da Europa de Oeste. Não vi nenhuma fascinação pelas pessoas dos outros países da America do sul. Deve ser bem menos chique ."


E você, como responderia a este post? Você concorda que os brasileiros pagam pau para gringo? Já esteve no Brasil e vivenciou situações como essa?


Um comentário:

  1. Um outro estrangeiro respondeu assim:

    Depois que li o texto no blog „Classe Média Way of Life“, eu, sendo um gringo, me sinto um pouco mal-tratado. Enquanto eu achava que a maioria do que o autor escreveu era verdade, teve alguns assuntos no texto, cujas implicações eu queria clarificar.


    Em primeiro lugar, eu acho que a suposição do autor sobre o fato dos gringos não terem que aprender a idioma, completamente errada. Segundo minhas experiencias nos últimos seis meses, eu diria que os gringos que vêm ao Brasil têm que saber falar português, porque ninguém no Brasil fala inglês. Então os gringos são obrigados a aprender a idioma para se comunicarem e sobreviverem nesse país. Nesse assunto me parece que o autor nunca fez intercâmbio ou viagou muito fora do Brasil.


    No entanto eu concordo com a maioria dos pontos que o autor toca. Em relação ao tratamento dos gringos na Classe Média, o autor tem razão. Obviamente isso é por que a Classe Média não tem tantas oportunidades para viajar para fora do Brasil e então não tem possibilidades de ver como as pessoas fora do Brasil vivem. Se elas tivessem oportunidades de ver que nós gringos (particularmente da Classe Média) não somos tão diferentes na maneira como nós pensamos, elas não presteriam tanta atenção em nós.


    Sem dúvida o gringo tem um status alto na sociedade brasileira, no entanto, ele tem que se comportar bem para conservar esse status. Nós somos representantes do nosso país. Tudo que nós fazemos será julgado. De alguma forma nós temos uma responsabilidade de servir e de preservar a reputação do nosso país. A Classe Média brasileira tem um sonho de viajar. Nossa tarefa é, que esse sonho de viajar se trate do nosso país.


    Em resumo eu acho o texto „Pagar pau pra gringo“ uma boa representação do pensamento da Classe Média quando se trata do gringo.

    ResponderExcluir