domingo, 27 de novembro de 2011

Turismo no Brasil



Os pontos turísticos do Rio de Janeiro, mais Foz do Iguaçu, talvez sejam os mais conhecidos entre os estrangeiros. Mas, claro que há outros, por exemplo, a Estrada Real. Para ter uma ideia dos seus atributos acesse Instituto Estrada Real  para conhecer e  votar em uma das 7 maravilhas do lugar.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O brasileiro por Leonardo Boff

Pensamentos e sonhos sobre o Brasil

O Brasil é a maior nação neolatina do mundo. Uma das marcas do povo brasileiro é sua capacidade de se relacionar com todo mundo, de somar, juntar, sincretizar e sintetizar. Temos tudo para sermos a maior civilização dos trópicos, não imperial, mas solidária com todas as nações, porque incorporou em si representantes de 60 povos que para aqui vieram. 

Leonardo Boff

1. O povo brasileiro se habituou a “enfrentar a vida” e a conseguir tudo “na luta”, quer dizer, superando dificuldades e com muito trabalho. Por que não iria “enfrentar” também o derradeiro desafio de fazer as mudanças necessárias, para criar relações mais igualitárias e acabar com a corrupção?

2. O povo brasileiro ainda não acabou de nascer. O que herdamos foi a Empresa-Brasil com uma elite escravagista e uma massa de destituídos. Mas do seio desta massa, nasceram lideranças e movimentos sociais com consciência e organização. Seu sonho? Reinventar o Brasil. O processo começou a partir de baixo e não há mais como detê-lo.

3. Apesar da pobreza e da marginalização, os pobres sabiamente inventaram caminhos de sobrevivência. Para superar esta anti-realidade, o Estado e os políticos precisam escutar e valorizar o que o povo já sabe e inventou. Só então teremos superado a divisão elites-povo e seremos uma nação una e complexa.

4. O brasileiro tem um compromisso com a esperança. É a última que morre. Por isso,tem a certeza de que Deus escreve direito por linhas tortas. A esperança é o segredo de seu otimismo, que lhe permite relativizar os dramas, dançar seu carnaval, torcer por seu time de futebol e manter acesa a utopia de que a vida é bela e que amanhã pode ser melhor.

5. O medo é inerente à vida porque “viver é perigoso” e sempre comporta riscos. Estes nos obrigam a mudar e reforçam a esperança. O que o povo mais quer, não as elites, é mudar para que a felicidade e o amor não sejam tão difíceis.

6. O oposto ao medo não é a coragem. É a fé de que as coisas podem ser diferentes e que, organizados, podemos avançar. O Brasil mostrou que não é apenas bom no carnaval e no futebol. Mas também bom na agricultura, na arquitetura, na música e na sua inesgotável alegria de viver.

7. O povo brasileiro é religioso e místico. Mais que pensar em Deus, ele sente Deus em seu cotidiano que se revela nas expressões: “graças a Deus”, “Deus lhe pague”, “fique com Deus”. Deus para ele não é um problema, mas a solução de seus problemas. Sente-se amparado por santos e santas e por bons espíritos e orixás que ancoram sua vida no meio do sofrimento.

8. Uma das características da cultura brasileira é a alegria e o sentido de humor, que ajudam aliviar as contradições sociais. Essa alegria nasce da convicção de que a vida vale mais do que qualquer coisa. Por isso deve ser celebrada com festa e diante do fracasso, manter o humor. O efeito é a leveza e o entusiasmo que tantos admiram em nós.

9. Há um casamento que ainda não foi feito no Brasil: entre o saber acadêmico e o saber popular. O saber popular nasce da experiência sofrida, dos mil jeitos de sobreviver com poucos recursos. O saber acadêmico nasce do estudo, bebendo de muitas fontes. Quando esses dois saberes se unirem, seremos invencíveis.

10. O cuidado pertence à essência de toda a vida. Sem o cuidado ela adoece e morre. Com cuidado, é protegida e dura mais. O desafio hoje é entender a política como cuidado do Brasil, de sua gente, da natureza, da educação, da saúde, da justiça. Esse cuidado é a prova de que amamos o nosso pais.

11. Uma das marcas do povo brasileiro é sua capacidade de se relacionar com todo mundo, de somar, juntar, sincretizar e sintetizar. Por isso, ele não é intolerante nem dogmático. Gosta e acolhe bem os estrangeiros. Ora, esses valores são fundamentais para uma globalização de rosto humano. Estamos mostrando que ela é possível e a estamos construindo.

12. O Brasil é a maior nação neolatina do mundo. Temos tudo para sermos também a maior civilização dos trópicos, não imperial, mas solidária com todas as nações, porque incorporou em si representantes de 60 povos que para aqui vieram. Nosso desafio é mostrar que o Brasil pode ser, de fato, um pedaço do paraíso que não se perdeu.

Leonardo Boff é teólogo e escritor.

fonte: http://www.cartamaior.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=5314

sábado, 19 de novembro de 2011

Podcast autêntico (e de qualidade!) sobre saúde



Além de ser um tema coringa em sala de LE, falar sobre saúde tem sido cada vez mais recorrente em exames como o Celpe-Bras, principalmente na entrevista de proficiência oral. Com o objetivo de fornecer informações de qualidade sobre saúde, a Faculdade de Medicina da UFMG tem um projeto bem bacana. O Programa Saúde com Ciência recentemente ganhou um prêmio Cidadania sem Fronteiras 2011. As edições do programa fazem parte da grade de programação da rádio UFMG, mas podem também ser ouvidas pela internet no site do projeto: http://www.medicina.ufmg.br/radio/.  

sábado, 12 de novembro de 2011

domingo, 6 de novembro de 2011

Memórias da Literatura Infantil e Juvenil



O Museu da Pessoa tem um novo portal incrível sobre Literatura Infantil e Juvenil. O site está lindo e bem simples e de fácil navegação. Há biografias sobre os principais autores e fomentadores desse gênero literário e são disponibilizados alguns relatos interessantes dos escritores sobre a relação deles com a escrita.
Eu gostei bastante do relato do escritor Luiz Antônio Aguiar sobre como ele entendeu essa coisa de saber ler por causa das histórias infantis. 
Além de relatos interessantes, na sessão roda de ideias é possível acessar planos de aula completos que abordam o ensino de literatura. 

Por que você não passa lá? http://www.museudapessoa.net/mdl/memoriasDaLiteratura/creditos.cfm

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A vida em um dia (Life in a day)

O que você fez no dia 24 de julho de 2010 é algo que com certeza lhe foge à memória por agora. No vídeo A vida em um dia, imagens rotineiras dessa data são compiladas em um filme. O trabalho foi possível graças à colaboração de pessoas de quase 200 países. O mais interessante é que não tem ponto turístico nem gente famosa, trata-se da realidade da vida de pessoas comuns como eu e você e podemos identificar culturas, claro, mas sem se restringir a uma abordagem cultural. Eu identifiquei duas cenas que podem ter sido enviadas por brasileiros: a da menina na praia molhando os pés e a do pai cinegrafista que desmaia no hospital.
No link abaixo você assiste o filme inteiro pelo youtube e com legendas em Português.